Inexa Tecnologia
NOTÍCIAS
VOCÊ ESTA EM: INICIAL NOTÍCIAS Conheça 4 mitos sobre a fibra óptica
03/11/2017
FONTE: https://www.ispblog.com.br/2015/10/27/conheca-4-mi
Conheça 4 mitos sobre a fibra óptica
A fibra óptica não é uma tecnologia tão nova quanto a maioria das pessoas pensa.
A fibra óptica não é uma tecnologia tão nova quanto a maioria das pessoas pensa. Ela já era usada em grande escala em 1988, no cabo que cruzou o Atlântico e ligou as Américas à Europa com conexões de grande velocidade. Porém, foi só a partir dos anos 2000 que essa tecnologia chegou aos lares dos usuários.
 
Com uma entrada tão recente no mercado, não é de se estranhar que tenham aparecido alguns mitos sobre a fibra óptica — como acontece com qualquer tecnologia emergente! Desmascaramos alguns desses mitos no nosso post de hoje, confira logo abaixo:
 
Cabos de fibra óptica são mais caros?
No início dos anos 2000, quando a tecnologia de fibra óptica começou a se tornar comercial, os fios ópticos realmente eram mais caros do que os tradicionais cabos de cobre. Hoje em dia, no entanto, com os avanços na fabricação e instalação, um circuito de fibra óptica pode ser até mais barato que um de cobre, por exemplo. Além disso, uma vez instalada, a necessidade de manutenção da fibra é muito menor, já que sua durabilidade e resistência é maior que das instalações tradicionais.
 
Instalações de fibra óptica não podem ser hackeadas?
Esse mito está relacionado ao fato de uma conexão de cobre “vazar” sinais eletromagnéticos, o que permite que um hacker consiga ter acesso às informações transmitidas ali sem precisar encostar fisicamente no cabo. Já quando falamos da fibra óptica, os sinais são transmitidos através de luz, que permanece dentro da fibra em qualquer circunstância, sem vazar como acontece com o cabo de cobre.
 
Mesmo assim, não é impossível hackear o que é transmitido via fibra óptica. No entanto, nesse caso seria necessário estabelecer contato físico com o cabo. Isso significa, então, que apesar de a segurança ser maior, as informações enviadas por fibra também deverão ser encriptadas.
 
Fibra óptica é difícil de instalar?
Esse é mais um dos mitos sobre a fibra óptica que é herança do início da comercialização dessa tecnologia. Naquela época, os conectores e terminações eram mesmo um pouco complicados de instalar, já que o processo envolvia um trabalho muito preciso de um especialista para fazer uma boa conexão.
 
Porém, atualmente, a tecnologia de conectores já avançou muito e não é tão diferente do tradicional CATx. Por esse motivo, muitos técnicos até preferem a fibra óptica, pelo seu menor diâmetro e peso, características que facilitam a instalação em lugares apertados.
 
A fibra óptica é de vidro, logo, é muito mais frágil!
Sim, o núcleo da fibra óptica é mesmo frágil, já que essa parte do cabo é que é feita de vidro. Porém, apesar dos cuidados extras que se deve ter ao cortar um fio de fibra óptica para não danificar o centro, o cabo inteiro, na verdade, é muito mais resistente do que os cabos de cobre tradicionais. Para se ter uma ideia, a fibra óptica suporta mais tensão, maior variedade de temperatura e ainda é imune à interferência eletromagnética. Por esses e outros motivos, as operações militares só usam a fibra óptica para se comunicar, por exemplo.
 
Apesar desses mitos sobre a fibra óptica ainda serem muito difundidos, essa tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível, e mais e mais consumidores estão percebendo suas vantagens.
 
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS: